LEIA ANTES - o Blogueiro

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, Mengão, fã de mergulho, mtb, bungee, rock alternativo, cinema, ilhas remotas, mar, sol, chocolate, P2P e idéias revolucionárias. Já tentou surfar. Mar e board atrapalharam muito. Desistiu. Dogma não é com ele. Iconoclasta. Incansável oponente das Forças Estranhas que atrasam a vida de todos. Longa vida ao THE PIRATE BAY e tudo o que ele representa.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Animação, Documentário, Denúncia... o que é WALTZ WITH BASHIR?

Premiado, para a surpresa de muitos, como Melhor Filme Estrangeiro no último GOLDEN GLOBES, a animação e semi-documentário WALTZ WITH BASHIR (veja maiores informações no site do filme http://waltzwithbashir.com/home.html), dirigida e roteirizada pelo israelense Ari Folman e representante de Israel, vale uma conferida.

A trama, muito bem tecida, trata da procura de um ex-soldado por memórias perdidas (ou convenientemente ignoradas) sobre um episódio nefasto da incursão do exército de Israel no Líbano, no começo da década de 80. Sonhando com 26 cães ferozes todas as noites - e não sabendo o porque, um amigo do diretor (na vida real), conta o seu martírio e calvário para descobrir a razão de sonhos tão enigmáticos e precisamente repetitivos. Veja o trailler em http://waltzwithbashir.com/wwbtrailer.html .

O resultado, mostrado em forma narrativa de documentário e, com exceção do final chocante (muito!), em desenho animado, é meritório de todos os prêmios que tem colecionado nos festivais do mundo. É muito interessante que um Israelense tenha contado esta semi-ficcional trajetória da procura da verdade. De alguma forma, diante dos recentes e insanos bombardeios de Israel na faixa de Gaza, a realização de obras do teor deste WALTZ WITH BASHIR nos remete à esperança de que, quando pararem de se odiar tanto, palestinos e judeus entenderão que são exatamente, sem tirar nem por, a mesma raça.

Consultando minha bola de cristal, forças mediúnicas me informam que esta obra será forte concorrente ao OSCAR deste ano. Vamos ver o que acontece...

E LEIA ANTES aqui, ou voce nunca vai saber que um documentário de animação vindo de Israel pode renovar as esperanças de que a paz no Oriente Médio ainda que dificil é também possivel...

Nenhum comentário: