Está para estrear no Rio de Janeiro o filme THE STRANGERS, dirigido por Bryan Bertino (debutando como diretor) em 2008, estrelado pela sensacional Liv Tyler (filha linda do não tão lindo Steve Tyler, do Aerosmith) e pela promessa de ator Scott Speedman.
A descrição no IMDB (http://www.imdb.com/title/tt0482606/) é a seguinte: "After returning from a wedding reception, a couple staying in an isolated vacation house receive a knock on the door in the mid-hours of the night. What ensues is a violent invasion by three strangers, their faces hidden behind masks. The couple find themselves in a violent struggle, in which they go beyond what either of them thought capable in order to survive."
Trata-se de um filme de terror norte-americano. Mas, ao contrário da maioria dos filmes de terror da terra de Barak Obama, este não se sustenta em cenas de escatologia sanguinolenta barata e um grande susto ao final que não faz sentido algum.
Mas, pera aí! Eu disse filme norte-americano? Mas eu conheço mais do que isso. Afinal, não sou crítico de cinema de O GLOBO.
Alguem conhece um filme chamado ILS? É isso mesmo: ILS. No IMDB está em http://www.imdb.com/title/tt0465203/ Não? OK. Aqui vai: em 2006, os diretores franceses David Moreau e Xavier Palud lançaram ILS (ou THEM, em Inglês), estrelado pelos desconhecidos Olivia Bonamy e Michaël Cohen.
A ação de ILS é a seguinte: "Lucas and Clementine live a peacefull life together in a big secluded house, but one night they wake up from hearing strange noises. It seems someone or something has broken into their house, and that they are not after money or valuables, but that they are after Lucas and Clementine."
Os filmes são 99% iguais. O 1% fica por conta de uma grande difrença: o filme original é muito, mas muito melhor que a sua cópia. O filme de 2006, frances, é um terror daqueles de roer todas as unhas, com um final estarrecedor. Já a cópia, de 2008, tem lá seus méritos nos dois atores principais - e é só. O resto é de uma babaquice sem precendentes. Ainda mais quando comparado ao original. Mas não vou contar nada sobre os filmes para não desperdiçar o prazer de quem se interessar em assisti-los.
Contudo, não é esse mesmo o ponto a ser notado aqui. O que quero chamar atenção é que ninguem, mas ninguem parece saber da existência de ILS. E na era da Internet, do
http://thepiratebay.org/, etc isso é muito estranho, não é não? Por que ninguem menciona o fato da total semelhância entre os dois filmes? Por que somente o filme de 2008 chega as nossas telas e o de 2006 não? Por que o filme de 2008 não faz menção ao filme de 2006? Por que nossa crítica especializada não menciona ILS na sua crítica de THE STRANGERS?
Bem, a resposta para a ultima pergunta acima a gente já sabe. Se nossos críticos de cinema não sabem quem foi o 3o ator a interpretar James Bond e nem que 007 foi uma série de TV, naturalmente não devem saber de ILS. Mas, e as demais perguntas?
Hoje em dia, com a ampla divulgação do cinema asiático, já estamos assumindo publicamente que o cinema americano copia direto o cinema asiático. Compram o original, proibem a divulgação fora da Ásia e refazem tudo com atores americanos e uma ocidentalização (muitas vezes desastrosa) do enredo. THE RING, THE EYE, SHUTTER, etc tem sido exemplos disso. E Quentin Tarantino está ae mesmo para confirmar que copia sim e estamos conversados. Afinal, KILL BILL veio de onde?
Mas, quando o cinema vem de outras partes do planeta... Por que será? Aceito sugestões. Escreva no blog o que voce acha. Quem sabe a gente não elucida este mistério?
E LEIA ANTES aqui, ou voce pode cair na cilada de achar que THE STRANGERS é original e nunca vai saber de ILS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário