LEIA ANTES - o Blogueiro

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Carioca, Mengão, fã de mergulho, mtb, bungee, rock alternativo, cinema, ilhas remotas, mar, sol, chocolate, P2P e idéias revolucionárias. Já tentou surfar. Mar e board atrapalharam muito. Desistiu. Dogma não é com ele. Iconoclasta. Incansável oponente das Forças Estranhas que atrasam a vida de todos. Longa vida ao THE PIRATE BAY e tudo o que ele representa.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Os 3 filmes que voce não pode deixar de ver em 2009...

OK. Janeiro começou. A ressaca se foi. Restaram as contas a pagar. IPTU, IPVA, seguro do carro, escola das crianças, academia, a prestação das férias de 2006 comprada em trocentas vezes, personal, bla bla bla... fora as faturas dos cartões de crédito que voce usou para se endividar além do limite - e não fazer feio na reunião familiar de Natal. E não nos esquecemos que voce vai ter de cobrir, eventualmente, o rombo das maravilhas elásticas do cheque especial. Imposto de renda é quando mesmo? Isso sim, meu caro leitor, é uma crise.

Sobra o que para ir ao cinema? Pouco. Logo, voce não pode sair por ae ao acaso e terminar numa cilada cinematográfica dessas que as forças estranhas (elas estavam comemorando as festas de fim de ano, mas voltaram...) impõem ao circuito limitado de cinemas ao seu alcance. Ah, sim, as locadoras também são controladas pelas forças estranhas - voce aluga aquilo que elas querem que voce veja, não o que voce quer realmente ver.
Com pouca grana, temos de ser criteriosos. Em 2009, se voce tivesse 3 filmes para ver, qual a trinca que voce deveria assistir com o pouco que restou dos seus proventos para ser gasto em lazer?
Topo da lista (numero uno): SLUMDOG MILLIONAIRE (http://www.imdb.com/title/tt1010048//tt1010048/). Barbada. Danny Boyle manda muito bem nesse drama de ação com base na improvável sorte de um adolescente favelado crônico diante do desafio milionário de um game show. Há muito não se via um execício em estilo cinematográfico tão repleto de conteúdo. Muitas cores, muita correria e muita emoção.

O roteiro é um primor, mostrando a sempre nada fácil vida do nosso improvável herói a partir de cada resposta dada por ele às perguntas do arrogante apresentador. É um hino aos pré-destinados e a fatalidade/felicidade daqueles que nasceram para ser o que são, independete de suas origens e dos obstáculos que são colocados a sua frente. Uma palavra apenas: imperdível. Lamentável não termos uma data de lançamento para o solo brasileiro - coisas das forças estranhas... booooo (vaias)...

A ressureição de um ator é sempre algo interessante. Vimos John Travolta resurgir do nada através das mãos de Quentin Tarantino em PULP FICTION. Robert Downey Jr. largou as drogas e deu vida ao IRON MAN e a sua carreira (sem trocadilhos, please) como ator.

Nosso numero duo vai para o drama THE WRESTLER (http://www.imdb.com/title/tt1010048/), dirigido pelo sempre enigmático Darren Aronofsky, que apresenta um milagre: a perfomance de Mickey Rourke. É uma drama pesado, sem dúvidas. Mas, nunca entediante. E assistir um desfigurado Rourke como um lutador de luta livre televisiva, em acerto de contas com a própria vida, e ainda contracenando com uma Marisa Tomei em estado de graça, vale o preço do ingresso. É, certamente, a performance do ano realizada por um ator. Sensacional. O final é épico. Tem alguma data de estréia prevista para o solo brasileiro? Não? Oh!

Uma baita revolução. É o único meio de entender o documentário ZEITGEIST (http://www.zeitgeistmovie.com/), dirigido por Peter Joseph, Jacque Fresco e Roxanne Meadows, todos do The Zeitgeist Movement, uma espécie de "Green Peace" da ética humana e ambiental. Dois filmes, ambos excelentes, compõem o documentário: ZEITGEIST THE MOVIE e ZEITGEIST ADDENDUM.

A causa é nobre e tem como base a Verdade (doa a quem doer) como o único elemento de mudança positiva na sociedade mundial. E o documentário é incendiário: questiona a religião, o governo, as leis, as guerras, os sistemas financeiros, etc. Põe abaixo e desmistifica tudo o que existe como conhecemos para reconstruir o que resta na forma de uma sociedade auto sustentável. Alguns assuntos podem parecer ofensivos aqueles indíviduos presos a dogmas de qualquer espécie. É um filme para os open minded and free thinkers. E, sim, voce vai odiar muita gente... ou vai mudar.

Não tenho certeza se esses filmes algum dia serão exibidos comercialmente, tal o teor polêmico de questionamento embasado que essas obras levantam. Mas, forças estranhas (!) não conseguiram (será que ainda tentam?) impedir o lançamento em P2P. E falar mais sobre o seu conteúdo certamente enviesará a maneira como esses filmes serão vistos por cada um. Confie em mim: veja. Voce não será o mesmo. Ficamos com esse para a 3a escolha, confiando que, a essa altura, voce já sabe como obter filmes em P2P.

E LEIA-ANTES aqui, ou voce vai cair na cilada de (1) não ver filmes em 2009 ou (2) gastar seu parco dinheirinho em filmes impostos pelas forças estranhas (que medo...). Seja pobre, mas nunca culturalmente pobre... a galera tá sempre de olho...

Nenhum comentário: